EJA - Perguntas Frequentes

Por meio de respostas às dúvidas mais frequentes, esclareça alguns pontos sobre a política de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.


É uma nova política de Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e currículo específicos, material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas e métodos para serem trabalhados com alunos com defasagem idade/série.

É uma parceria entre a SEEDUC e a Fundação CECIERJ que visa oferecer a todos os professores de turmas de EJA nas unidades escolares estaduais uma formação contínua e relacionada com o cotidiano da sala de aula, percorrendo o conteúdo expresso no material didático do estudante, fomentando a criação de novas práticas pedagógicas pelos professores, bem como sua experimentação opcional das mesmas, definidas no material impresso e multimeios do professor e na avaliação do aluno.

Uma vez que a formação é concomitante com atuação nas turmas, participarão os professores alocados em turmas de EJA das disciplinas/módulos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Biologia, Física, Educação Física, Educação Artística, Língua Inglesa e Espanhola.

Em 2015, a seleção ocorrerá via Edital de seleção de cursistas. O professor alocado em turma de EJA se inscreverá em nossa página e serão selecionados dependendo da validação das informações pela SEEDUC. Os professores inscritos e aptos serão convocados a participar da formação pela página da Fundação CECIERJ.

Sim. O professor deverá preencher termo de compromisso junto ao diretor da Unidade Escolar onde atua com turma de EJA. O diretor enviará o formulário assinado ao coordenador de Gestão de Pessoas.

A Formação Continuada é obrigatória para aqueles que nunca a fizeram. Aqueles professores que já completaram com aprovação a disciplina/módulo na qual estão alocados em turmas do Programa EJA não têm necessidade de repeti-lo.

Sim, o professor receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 mensais, que será paga em cotas trimestrais, como ajuda de custo para as atividades propostas enquanto o professor estiver participando da Formação Continuada EJA do Programa da EJA.

Sim, mas estão impossibilitados de cursar a Formação Continuada EJA.

Sim, o professor contratado só não terá direito a receber a bolsa auxilio.

O professor deverá optar pela disciplina de maior carga horária. No exemplo, entre História e Filosofia, a escolha deverá ser História. No entanto, se o professor já tiver completado o curso de uma das disciplinas, poderá fazer o curso referente à outra.

Sim, mas não receberá a bolsa-auxílio nem será computado como aluno nas estatísticas.

Sim, ele deverá solicitar ao seu tutor no AVA, que o orientará como fazê-lo.

Será emitida pela Fundação CECIERJ ao solicitar pelo endereço novaeja.secretaria@cecierj.edu.br.

O curso para o aluno tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Ciências Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A EJA terá um professor por disciplina, como ocorre no ensino regular.

A carga horária diária foi reduzida para se adequar às necessidades do público de jovens e adultos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira. O aluno terá três horas e vinte minutos de aula por dia letivo.

Veja na tabela a seguir.

Formação Continuada EJA 2015 - Encontros presenciais

21/03

05/09

16/05

03/10

Repare que as datas dos Encontros Presenciais podem sofrer alterações, que serão comunicadas via nossa página e também pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

POLOS

MUNICÍPIO

ENDEREÇO

CE LICEU NILO PECANHA

NITERÓI

Avenida Ernani Amaral Peixoto, 707

CE  DR. FRANCISCO DE PAULA PARANHOS

IGUABA

Rua Protógenes Guimarães, 426

I.E. PROF. MANUEL MARINHO

VOLTA REDONDA

Rua Quarenta e Três, nº 52, Vila Santa Cecília

IE RANGEL PESTANA

 NOVA IGUAÇU

Rua Doutor Luiz Guimarães, 218

CE PANDIA CALOGERAS

JARDIM ALCÂNTARA / SÃO GONÇALO

Rua João Cesarino, s/n

CE OLGA BENÁRIO PRESTES

BONSUCESSO

Rua Joana Fontoura, 20

IE SARAH KUBITSCHEK

CAMPO GRANDE

Avenida Manoel Caldeira de Alvarenga, 1203

CIEP BRIZOLAO 098 PROFESSOR HILDA DO CARMO SIQUEIRA

DUQUE DE CAXIAS

Estrada São Vicente, s/n

ESCOLA SEEDUC/CE CHICO ANYSIO

TIJUCA

Rua Amaral, 30

CIEP 135 - AFONSO
HENRIQUE LIMA BARRETO

SÃO JOÃO DE MERITI

Avenida Automóvel Clube, s/n - Jardim José Bonifácio

CIEP 057 - NILO PEÇANHA

CAMPOS

Avenida Rui Barbosa, s/n - Lapa

CE D. PEDRO  II

PETRÓPOLIS

Rua do Imperador, 400 - Centro 

CE PROFESSOR JAMIL EL JAICK

NOVA FRIBURGO

Rua Doutor Euclides Solon de Pontes, 33

Obs.: Os locais dos Encontros Presenciais podem sofrer alterações, que serão comunicadas via nossa página e também pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Para informações referentes a ações pedagógicas (transferência de aluno, dependência, lançamento de nota etc.), contatar a Diretoria Pedagógica de sua Regional.

Em caso de dúvidas relacionadas à Formação Continuada EJA favor entrar em contato com o CECIERJ, pelo site projetoseeduc.cecierj.edu.br ou pelos telefones (21) 2333-1085 ou 2333-1088.