APPLET JAVA: O CUBO

A linguagem Java não está disponível em seu navegador.

[Clique aqui para acessar o manual do software!]


FOTOS E ILUSTRAÇÕES

Cubo de Rubik

O cubo de Rubik (também conhecido como cubo mágico) é um quebra-cabeça tridimensional na forma de um cubo. Ele foi inventado pelo professor de arquitetura Erno Rubik em 1974.



Dado Cúbico

O dado mais tradicional é aquele no formato de um cubo. Cada uma das suas seis faces são marcadas com círculos que indicam o número da face: 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.



Cubo Impossível (Cubo de Necker)

Esta figura foi idealizada pelo cristalógrafo suiço Louis Albert Necker em um artigo de 1832. Escher usou esta figura em suas obras. Note que a imagem exibe um cubo que parece ser impossível de ser construído. Este vídeo dá uma outra explicação de como o cubo impossível pode, de fato, ser construído.



Cubo Sudoku

O cubo sudoku foi inventado pelo fabricante de brinquedos Jay Horowitz. Ele combinou o jogo clássico de Sudoku com o Cubo Mágico de Rubik. O nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase suuji wa dokushin ni kagiru que significa os dígitos devem permanecer únicos.



Cubo Vermelho

O Cubo Vermelho é uma de tantas esculturas ao ar livre na cidade de Nova York. Segundo seu criador, Isamo Noguchi, ele representa a sorte, como um dado sendo rolado.



Casa em Formato de Cubo

As casas em formato de cubo é um projeto de um arquiteto holandês Piet Blom (1934-1999). A construção das 38 casas começou em 1982 e foi concluída em 1984 na cidade de Roterdã. A ideia de Blom era de criar uma aldeia dentro de uma cidade onde se poderia combinar atividades públicas como comércio, lojas e escolas nas ruas e os moradores ficariam sobre elas em suas casas em forma de cubo.



Cristais da Galena em Formato de Cubo

A galena é um sulfeto de chumbo cúbico, que quase sempre contém prata, constituindo-se em importante fonte desse metal. Ela é o único mineral-minério de chumbo.



PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS



PLANIFICAÇÕES

Existem apenas 11 maneiras de se planificar o cubo, como mostram as figuras a seguir.





Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.