FAQ

Prezado(a) Professor(a),

O presente documento tem por objetivo esclarecer alguns pontos sobre a nova política de Educação de Jovens e adultos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, através de respostas às dúvidas mais frequentes.

É uma nova política de Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e currículo específicos, material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas e metodologia para ser trabalhada com alunos em defasagem idade/série.
A Formação Continuada será realizada, em serviço, com a parceria da Fundação CECIERJ, para todos os professores que atuarão em turmas do NOVA EJA nas Unidades Escolares.
Uma vez que a formação é concomitante à atuação nas turmas, no 1º semestre 2013 serão formados os professores alocados em turmas NOVA EJA das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Todos os professores alocados serão convocados pela Fundação CECIERJ para formação.
Sim. O professor deverá preencher Termo de Compromisso junto ao Diretor da Unidade Escolar onde atuará com turma de NOVA EJA. O Diretor enviará o formulário assinado ao Coordenador de Gestão de Pessoas.
Sim, a Formação Continuada é obrigatória para os professores alocados em turmas do Programa NOVA EJA
Para Docentes de Língua Portuguesa e Matemática: serão ministrados Módulo I e II do Currículo do Programa NOVA EJA. O Curso de Aperfeiçoamento terá início em 04/02/2013 e terminará em 20/12/2013, com carga horária de 160 horas. Ao final do curso o professor terá opção da complementação de 200 horas e a confecção de monografia, para obtenção de certificado de Especialista. Nesse caso a formação se estenderá até 11/2014.
Para Docentes de História e Geografia: o módulo I do currículo do Projeto NOVA EJA terá início em 04/02/2013 e terminará em 20/07/2013. O professor cursista que concluir os módulos I e III de Sociologia, e desejar a complementação de 200 horas e a confecção da monografia, para obtenção do certificado de especialista, poderá ingressar na especialização a partir de agosto de 2014.
Para Docentes de Filosofia e Sociologia: em 04/02/2013 iniciará o módulo I do Currículo do Projeto Nova EJA, e terminará em 20/07/2013.
Sim, o professor receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 mensais, que serão pagas em cotas trimestrais, como ajuda de custo para as atividades propostas, enquanto o professor estiver participando da Formação Continuada do Programa de NOVA EJA.
Sim, a alocação nas turmas obedece às mesmas regras para as outras modalidades de cursos, conforme portaria conjunta SUGEN/SUPGP 02/2011. O professor participará da formação e fará jus ao recebimento da bolsa auxílio.
Sim, o professor contratado só não terá direito a receber a bolsa auxilio.
O professor deverá optar pela disciplina de maior carga horária. Exemplo: entre História e Filosofia, a escolha deverá ser História.
Sim, mas não receberá a bolsa-auxílio e nem será computado como aluno nas estatísticas.
Sim, ele deverá enviar um email para formacaocecierj@educacao.rj.gov.br
A Fundação CECIERJ irá disponibilizar a declaração de comparecimento da formação do encontro presencial para o professor cursista a partir do dia 23 de fevereiro de 2013.
Os professores que estão cursando a Formação Continuada do Ensino REGULAR do Currículo Mínimo, iniciada em agosto de 2012, estão dispensados da parte da formação que acontece a distancia, mas é obrigatório participar dos encontros presenciais no pólo onde está lotado.
Os professores que estão cursando a Formação Continuada do Ensino REGULAR do Currículo Mínimo, iniciada em agosto de 2012, estão dispensados da parte da formação que acontece a distancia, mas é obrigatório participar dos encontros presenciais no pólo onde está lotado.
O curso para o aluno tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Ciências Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem um número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A Nova EJA terá um professor por disciplina, como ocorre no ensino regular.
A carga horária diária foi reduzida para se adequar às necessidades do público de jovens e adultos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira. O aluno terá três horas e vinte minutos de aula por dia letivo.

Formação Continuada NOVAEJA
Encontros Presenciais

Fevereiro

15/02

Abril

05/04

Agosto

16/08

Outubro

04/10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
REGIONAL Polos Município Endereço
BAIXADAS LITORÂNEAS CE LICEU NILO PECANHA NITERÓI AVENIDA ERNANI AMARAL PEIXOTO 707
CE  DR. FRANCISCO DE PAULA PARANHOS Iguaba RUA PROTOGENES GUIMARAES 426
MEDIO PARAIBA I.E. PROF. MANUEL MARINHO VOLTA REDONDA RUA QUARENTA E TRÊS Nº52,VILA SANTA CECÍLIA
METROPOLITANA I IE RANGEL PESTANA  NOVA IGUAÇU RUA DOUTOR LUIZ GUIMARAES 218
METROPOLITANA II CE PANDIA CALOGERAS Jardim Alcântara/São Gonçalo   RUA JOAO CESARINO SN
METROPOLITANA III IE CARMELA DUTRA MADUREIRA AVENIDA MINISTRO EDGARD ROMERO,491
MENTROPOLITANA IV IE SARAH KUBITSCHEK CAMPO GRANDE    AVENIDA MANOEL CALDEIRA DE ALVARENGA 1203
METROPOLITANA V CIEP BRIZOLAO 098 PROFESSOR HILDA DO CARMO SIQUEIRA CAXIAS ESTRADA SAO VICENTE SNº
METROPOLITANA VI ESCOLA SEEDUC/ CHICO ANISYO TIJUCA RUAL AMARAL Nº 30
METROPOLITANA VII C. E. FRANCISCA JEREMIAS DA SILVEIRA MENEZES SÃO JOÃO DE MERITI AV. COMENDADOR TELES, nº875- VILAR DOS TELES
NORTE FLUMINENSE
CIEP 057 - NILO PEÇANHA CAMPOS AVENIDA RUI BARBOSA S/N - LAPA
SERRANA I
 CE D. PEDRO  II PETRÓPOLIS RUA DO IMPERADOR, 400- CENTRO 
SERRANA II CE PROFESSOR JAMIL EL JAICK NOVA FRIBURGO   RUA DOUTOR EUCLIDES SOLON DE PONTES 33

Informações referentes a ações pedagógicas (transferência de aluno, dependência, lançamento de nota etc): contatar a Diretoria Pedagógica de sua Regional.

Em caso de dúvidas relacionadas a Formação Continuada favor entrarem em contato com o CECIERJ, através do site projetoseeduc.cecierj.edu.br ou pelo telefone 0800-2823939 opção 2.