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Montanha Russa de Açúcar! – A ação da Insulina e do Glucagon

Autor e Co-autor(es)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o papel do pâncreas na manutenção da quantidade de açúcar no sangue (glicemia)

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre estrutura celular e anatomia humana.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

Inicie a aula apresentando três exames de sangue distintos, que apresentam, respectivamente, glicose elevada, glicose normal e glicose baixa.

Dica – Professor, você pode conseguir exames verdadeiros de pessoas conhecidas ou utilizar exames fictícios, como os exemplos abaixo.

Dica – Oriente os alunos para que analisem os exames, explicando o que é valor de referência e comparando-o com os valores obtidos. Lembre-os que exames de saúde devem ser feitos por solicitação médica e que seus resultados devem ser apresentados ao médico solicitante para um laudo correto.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1846/imagens/exames_glicose.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1846/imagens/nolaboratorio.gif
 

 Os alunos deverão pesquisar quais os sintomas e problemas causados nas duas situações apresentadas acima: HIPO e HIPERGLICEMIA.
Informações de fácil entendimento sobre glicemia podem ser encontradas no seginte endereço eletrônico:

http://www.bancodesaude.com.br/diabetes/complicacoes-agudas-diabetes

Solicite que elaborem um resumo com as seguintes informações :

• O que significa Hipoglicemia e Hiperglicemia?
• Quais são os sintomas de cada uma?
• Quais as causas que favorecem o seu aparecimento?
• O que fazer nesses dois casos?


Importante – Aproveite o momento para explicar como o açúcar chega ao sangue (através da digestão). Sempre que nos alimentamos a taxa de glicose no sangue aumenta, mas algum tempo depois ela baixa novamente. Essa situação pode ser comparada a uma montanha russa onde os carros são o açúcar e os trilhos a corrente sanguínea. Os valores de açúcar no sangue se alteram constantemente, porém existem mecanismos que procuram mantê-los sempre em um valor médio. Alterações significativas podem levar aos problemas pesquisados pelos alunos para responder as questões acima.

O principal controlador desta montanha russa que possuímos dentro de nós é o PÂNCREAS.

FAZENDO O CARRINHO DESCER (O papel da insulina)

Ainda nesta primeira aula solicite que os alunos acessem o recurso “Insulina” do Portal do Professor. Este recurso apresenta o hormônio insulina sua produção, forma de transporte e mecanismo de atuação no fígado, no músculo e no tecido adiposo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10663/insulina.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1846/imagens/acao_insulina.jpg


 Peça para que os alunos respondam, em seus cadernos, as seguintes questões durante a navegação no recurso:

• Em que momentos ocorre aumento da glicose no sangue?
• De que forma o alimento ingerido chega ao sangue?
• Como a insulina age no organismo?
• Quais os três tecidos alvos da insulina e quais as substâncias de reserva produzidas nesses tecidos?
• O que gera a deficiência na produção de insulina?


Aula 2

Relembre a análise inicial dos exames de glicemia, onde se podia observar que também existem situações onde ocorre uma queda acentuada da glicose no sangue.
Na aula anterior também já foi estudado qual a conseqüência da Hipoglicemia.
Questione agora:

• Após muito tempo sem se alimentar a taxa de glicose no sangue diminui significativamente. Como isso pode ser resolvido se a pessoa não tiver alimento disponível imediatamente?

FAZENDO O CARRINHO SUBIR (O papel do Glucagon)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1846/imagens/nolaboratorio.gif
 

Novamente no laboratório de informática solicite que os alunos acessem o recurso “Glucagon 2: fígado” do Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10662/glucagon_hepatocito.swf 

  Glucagon 2: fígado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1846/imagens/acao_glucagon.jpg


Peça para que os alunos respondam, em seus cadernos, as seguintes questões durante a navegação no recurso:

• Como o Glucagon age na membrana celular de uma célula do fígado?
• Por que o fígado é um órgão alvo do Glucagon?
• O que é PKA e quais são as três ações que realiza?
• Em que momentos de nossa vida é importante a ação do Glucagon?

Importante – Solicite uma pesquisa sobre a outra função do pâncreas (produção do suco pancreático) e sua atuação no sistema digestório.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Insulina Animação/simulação
Glucagon 2: fígado Animação/simulação

Recursos Complementares

Este livro apresenta diversas pranchas para colorir, representando as diferentes partes e órgãos do corpo humano. Utilize a prancha 111 – Hormônios Gastrintestinais e Secreções Pancreáticas. Anatomia: Atlas para colorir / Wynn Kapit, Lawrence M. Élson; supervisão e tradução de Walter Biazotto. – São Paulo: Harper & How do Brasil, 1981.

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento das atividades e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. Providencie a correção das questões resolvidas nos cadernos dos alunos. Proponha a construção de um painel apresentando os principais sintomas do diabetes e as formas de prevenção, para apresentação à comunidade escolar.