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Transg?nicos ou Melhorados?

Autor e Co-autor(es)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as diferen?as entre a tecnologia dos organismos transg?nicos e melhorados. Desenvolver opini?o a respeito dos OGM em determinadas situa??es, como a produ??o de alimentos, por exemplo.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es sobre DNA - material gen?tico e s?ntese de prote?nas. Saberes s?cio-culturais a respeito do tema.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
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Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Educação e Criatividade”.
Este áudio aborda o tema TRANSGÊNICOS referenciando-se a alimentos que na fase de semente recebem melhoramentos genéticos. O trecho de interesse tem início aos 16 minutos e 20 segundos (a duração é de 5 minutos).

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Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor: 
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=60647


Educação e criatividade


RESUMO DO TRECHO DO ÁUDIO:

O Matuto anuncia: melancia sem caroço, manga sem fiapo, banana com a casca vermelha, uva e tangerina também sem caroço. Novidades que ele está experimentando. São produzidas pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
A explicação para esses produtos é o MELHORAMENTO. É feito quando a semente da planta acaba de se formar. Os cientistas multiplicam algumas partes dessas sementes no laboratório, formando as plantas novas (diferentes com as apresentadas). As mudanças não fazem perder as vitaminas. Aumentam o tempo de duração das frutas, que demoram mais para amadurecer (facilitando inclusive o transporte).
Muitas pessoas ainda não demonstram interesse por esses produtos por terem medo e achar que são transgênicos.
Segundo a EMBRAPA, ainda não há esse tipo de fruta transgênica disponível. A diferença entre as melhoradas para as transgênicas está no DNA. A MELHORADA utiliza DNA do mesmo tipo de fruta enquanto a TRANSGÊNICA utiliza DNA de frutas diferentes.

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Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:


Questão 1: No final do áudio o Matuto comenta que as pessoas onde ele vive tem medo de comer as frutas trazidas por ele. Por que isso ocorre?

Questão 2: Por que é mais fácil garantir que essas frutas melhoradas não fazem mal à saúde?

Questão 3: Qual a razão para as pessoas confundirem frutos MELHORADOS com TRANSGÊNICOS e qual a diferença entre os dois?


Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.


Aula 2

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Professor, neste momento você pode apresentar o conceito de organismo TRANSGÊNICO utilizando o objeto educacional, disponível no seguinte endereço:

recursos/mec_2290/1/Nucleo.swf

Dica! – É interessante levar o aluno compreender o que caracteriza a “transgenia” para depois poder comparar quais as semelhanças e diferenças em relação ao melhoramento genético.

O recurso sugerido é apresentado apresenta várias telas relacionadas ao tema Citologia.
Solicite que os alunos acessem a tela principal e cliquem no item “BIOTECNOLOGIA” e explorem as telas: 1, 2, 3, 11 e 12.

 

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Peça para que os alunos a registrem quais as vantagens proporcionadas ao homem pela produção desses OGM.
A tela 3 apresenta uma questão relativa à soja transgênica, levando a uma reflexão sobre o seu uso e conseqüências para o ser humano e para o ambiente.


Dica! – Explore, com os alunos, as telas 11 e 12 que se referem à tecnologia da TERAPIA GÊNICA. Oriente para que comparem com a tecnologia dos transgênicos e analisem os benefícios que podem trazer ao ser humano.

RECURSOS COMPLEMENTARES
 

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Aproveitando o acesso à internet visite o site da Ambiental Brasil e solicite aos alunos que leiam o trecho referente ao conceito de melhoramento genético. Para acessar o site clique no endereço abaixo ou copie e cole no seu navegador.

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./florestal/index.html&conteudo=./florestal/melhoramento.html

Algumas técnicas de melhoramento de plantas frutíferas estão apresentadas no sítio Toda Fruta, no endereço abaixo.

http://www.urcamp.tche.br/ccr/agronomia/mbs/artigos_2_bi/Melhoramento%20Frut%EDferas.htm

Visitando o sítio da EMBRAPA é possível ter informações a respeito de algumas frutas mencionadas no áudio inicial, como a melancia sem sementes e a manga melhorada.

MELANCIA SEM SEMENTES
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/1999/agosto/bn.2004-11-25.3320398615/?searchterm=melancia


MANGA MELHORADA
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2002/agosto/bn.2004-11-25.4590008748/?searchterm=manga%20melhorada


Questões finais:
Considerando as informações estudadas qual a diferença entre um organismo transgênico e um organismo geneticamente melhorado?
É possível, com base no que foi estudado assumir um posicionamento em relação aos organismos transgênicos?

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Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Sei que existem alimentos modificados, mas não compreendo como isso é feito.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que alimentos podem ser modificados geneticamente por diferentes técnicas.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo que existe diferença entre organismo transgênico e geneticamente melhorado.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo as diferenças entre alimentos transgênicos e melhorados geneticamente. Reconheço que existem outras formas de transgenia além da produção de alimentos e tenho opinião formada em relação ao uso de ambos.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Educa??o e criatividade ?udio

Recursos Complementares

Veja ao final da aula.

Avaliação

Os alunos tamb?m podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avalia??o aut?ntica, pois vai al?m da simples mensura??o de notas. O professor estabelece crit?rios que cada trabalho dever? ter, passa estes crit?rios com anteced?ncia para a turma e conforme os alunos cumpram estes crit?rios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um n?vel com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.